notíciasDestaque Nacional

Santa Casa faz evento contra o câncer de mama

19/10/2017 8:44 AM / Raphael Pozzi / Atualizado em 20/10/2017 9:16 am

A Santa Casa de São Paulo realizou, na quarta-feira, 18, durante os períodos da manhã e da tarde, diversas palestras e ações voltadas à conscientização sobre câncer de mama. O evento faz parte da celebração do Outubro Rosa. De acordo com o provedor da instituição, Antônio Penteado Mendonça, o foco principal foi desmistificar a doença.

“Para a Santa Casa, é importante participar porque nós atendemos um público mais carente, que não tem muita informação a respeito”, disse. “Fazemos uma série de eventos, abertos e gratuitos, para levar isso a eles”, explicou. A programação especial foi direcionada para pacientes, colaboradores, estudantes e público em geral.

Além de palestras sobre os fatores de risco, prevenção e evolução do tratamento, o hospital recebeu também oficinas, como uma demonstração de dermopigmentação de auréola, exercícios para evitar o câncer de mama, revelação de como se constrói uma prótese e dicas de nutricionista.

O Outubro Rosa da Santa Casa foi encabeçado pelas professoras doutoras Adrienne Pratti Lucarelli e Maria Marta Martins, que lançaram o livro Mastologia Atual: da Teoria à Prática. O evento também contou com depoimentos emocionados de mulheres que já sofreram com a doença, como a professora Fabrícia Sousa Magalhães. “Já se passaram três anos e o câncer me trouxe o aprendizado de viver dia a dia e tentar fazer o meu melhor sempre”, falou.

Provedor – Mendonça defende maior difusão das informações (Foto: Lucas Dantas)

Apenas No Brasil, são 57 mil casos

O câncer de mama é causado pela multiplicação de células anormais da mama, que formam um tumor. No Brasil, durante o ano passado, o governo federal acredita que foram mais de 57 mil novos casos. O câncer de mama não tem somente uma causa. A idade é um dos mais importantes fatores de risco para a doença (cerca de quatro em cada cinco casos ocorrem após os 50 anos).

Doutora Maria Marta Martins apresenta a ex-paciente Fabrícia Sousa (Foto: Lucas Dantas)

Doutora Adrienne Pratti é uma das autoras do livro lançado (Foto: Lucas Dantas)

Hábitos saudáveis previnem

De acordo com o Ministério da Saúde, a principal forma de prevenção é a adoção de hábitos saudáveis, como:

  • Praticar atividade física regularmente;
  • Alimentar-se de forma saudável;
  • Manter o peso corporal adequado;
  • Evitar o consumo de bebidas alcoólicas;

Conheça os principais sintomas

  • Caroço (nódulo) fixo, endurecido e, geralmente, indolor;
  • Pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja;
  • Alterações no bico do peito (mamilo);
  • Pequenos nódulos na região abaixo dos braços (axilas) ou no pescoço;
  • Saída espontânea de líquido dos mamilos.

SiteLock