Connect with us

Destaque Opinião

Opinião

Destaque Opinião



notíciasDestaque Opinião


Ponto de Vista – E a Reforma da Previdência?


30/05/2017
9:39 AM
/
Fernando Pinho
/
Atualizado em 30/05/2017 9:39 am

As tratativas políticas relativas às propostas de mudanças nas regras previdenciárias mais confundem do que esclarecem a população, de modo geral, pois há um número inimaginável de congressistas e senadores que sabem pouco ou nada do assunto, dada a pouca familiaridade em interpretar números. Há relatos de políticos muito capacitados em finanças, que afirmam ter presenciado casos de colegas assinando documentos que tratam de assuntos relevantes para o País sem lerem a íntegra dos mesmos.

Grupos fortíssimos como sindicatos e associações de funcionários públicos têm feito pressão para que as regras da Previdência fiquem como estão, continuando a gerar fortes desequilíbrios nas contas públicas e perpetuando injustiças, obrigando o restante da população a continuar financiando indecorosas aposentadorias, em detrimento do conjunto.

O cidadão comum pergunta: será que essa reforma é realmente necessária? Os últimos estudos sérios elaborados a respeito do assunto contemplam pesquisas com jovens na faixa de 18 a 30 anos e revelam dados interessantes. Um número expressivo de entrevistados manifesta o desejo de trabalhar por conta própria e contribuir o mínimo possível com a Previdência estatal, enquanto outros vão evitar o pagamento da referida e optarão por previdência complementar. Simplesmente não querem confiar os respectivos futuros ao governo, pois não há mais confiança nos políticos.

O momento demanda serenidade na análise do problema, até porque altas autoridades estão seriamente comprometidas moralmente em falcatruas e podem ser retiradas dos respectivos cargos, tornando ainda mais instável a base de apoio político a Temer, duramente conquistada pelo velho sistema do clientelismo político, troca de verbas e cargos por aprovação das reformas. Prática abjeta que levou o País à situação atual. Portanto, não há ainda motivos concretos para acreditar que uma possível Reforma da Previdência possa tornar-se uma alavanca para o pleno desenvolvimento do Brasil, pois a mesma pode não ocorrer.

Fernando Pinho

Economista, palestrante e consultor financeiro da Prospering Consultoria.


Continue Reading
To Top