Ontem (dia 29), o jogador de futebol do Everton, time de Liverpool, e membro da seleção brasileira, Richarlison anunciou que vai lançar cards em NFT para colecionadores. A coleção de tokens não fungíveis foi criada pela empresa International Digital Group (IDG). O jogador anunciou a novidade no seu instagram.
A coleção é uma forma de comemorar que o time de Richarlison continua na Premier League, além de celebrar as vésperas da sua primeira copa do mundo.
O jogador ressaltou que os cards são uma forma de estreitar os laços com os fãs e de agradecer o apoio deles. ““Os torcedores e fãs são extremamente importantes na carreira de um atleta profissional, e no meu caso isso não é diferente. São eles que me apoiam e incentivam a estar sempre em busca de ser melhor dentro e fora de campo”, explicou o jogador do Everton.
Categorias dos cards em NFT
De acordo com o anúncio, os colecionáveis estão separados em etapas. Já está disponível um NFT promocional e gratuito da categoria “Original” que os usuários podem resgatar através de pontos acumulados na plataforma. Posteriormente, a IDG vai lançar as categorias “Special” e “Rare”. Os preços variam bastante, indo de U$9,90 na categoria “Original” até U$5.000,00 na categoria “Legendary”.
Cards da Categoria “Original”. Foto: reprodução/Site IDG
Cards da Categoria “Legendary”. Foto: reprodução/Site IDG
Aliás, esta última categoria ainda tem um detalhe especial. Um dos NFTS da categoria vai contar com um lançamento especial e o seu dono ganha uma viagem de duas pessoas para Liverpool com três dias de hospedagem. E a experiência não para por aí. O colecionador também terá direito a um jantar com o jogador e a uma camisa autografada por ele, além de poder acompanhar um de seus jogos no camarote. Outro card da categoria dará direito a um uniforme completo autografado pelo jogador
Dois cards “Legendary” a serem lançados em breve, vão contar com momentos marcantes da partida do Everton, time do Richarlison, contra o Crystal Palace, em que o time se salvou do rebaixamento.
O que é a International Digital Group (IDG)?
A IDG, empresa global responsável pelos cards do jogador, atua na área de colecionáveis digitais. Fundada na Califórnia (EUA), o grupo já fez outras parcerias com um esquema parecido com o do jogador.
A Grande Rio, escola de samba do Rio de Janeiro, desenvolveu uma linha de NFTs em parceria com a IDG. O comprador de um dos itens da categoria “Legendary” ganhou um encontro com o ator que incorporou Exu no desfile da escola, além de uma peça original do desfile.
Em fevereiro deste ano, a IDG lançou uma coleção em parceria com a banda de rock Ira!. Os primeiros fãs a se inscreverem podiam responder perguntas sobre a carreira da banda e ganhar pontos para resgatarem NFTs do grupo.
Outros jogadores com NFTs
E o Richarlison não é o único atleta a investir na área. Até porque, de acordo com relatório da Dapp Radar, o mercado de tokens não fungíveis, os NFTs, movimentou mais de um bilhão de dólares no primeiro trimestre de 2022.
No final do ano passado, a coleção de NFTs do jogador de basquete Michael Jordan arrecadou cerca de 10 bilhões de dólares em sua primeira rodada de arrecadações. Outros nomes na área são o astro do futebol americano, Tom Brady, a tenista Serena Williams e o brasileiro Neymar Jr.