A Copa do Mundo 2022 terminou, mas ao longo de sua disputa ofereceu grandes jogos e zebras. Uma das maiores de todos os tempos aconteceu logo na primeira rodada de jogos da fase de grupo, quando uma das seleções favoritas da Copa, e que futuramente de fato levaria o troféu, a Argentina de Lionel Messi, foi derrotada de virada pela seleção da Arábia Saudita.
A derrota por 2 a 1 não causou apenas um impacto negativo para a Argentina e nem apenas um impacto histórico para o futebol saudita, mas também, fez a diferença nas vendas de uma coleção de NFTs com o tema da Arábia Saudita, com o nome de “The Saudis”, que chegaram a aumentar 387%.
A coleção The Saudis se encontra disponível na plataforma marketplace OpenSea, a maior no quesito em toda a internet.
Os Saudis se assemelham muito a famosa coleção NFT “CryptoPunks”, com o design chamado de Profile NFT, que é nada mais do que uma imagem de perfil, de algum personagem, seja animal, humano, monstro, ou qualquer outra coisa enquadrada de forma central.
A média de preço de cada Saudi é de 0,2219 ETH (Ethereum), cerca de 1500 reais.
Na rodada seguinte a Argentina enfrentou o México, e venceu, iniciando a trajetória de recuperação que levou ao título histórico nessa Copa que foi a última da carreira de Lionel Messi, um dos maiores ídolos da história do país.
A Arábia Saudita por sua vez enfrentou e perdeu para a Polônia na segunda rodada, chegando no último jogo diante o México tendo de fazer um bom resultado para se classificar, o que não aconteceu.
Fan Token da Argentina despenca
Indo na contramão dos NFTs “The Saudis”, os Fan Tokens da Seleção Argentina despencaram após o resultado negativo na partida da Copa do Mundo.
No entanto foi questão de tempo para essa situação mudar, já que após vencer o tricampeonato do torneio futebolistico mais importante do mundo, os hermanos viram sua Cripto voltar a valorizar.
Em questão de 24h o fan token da Argentina registrou uma queda brusca de 21% de acordo com dados do CoinMarketCap.
Algumas outras seleções que disputaram a Copa do Mundo no Catar também possuem seus próprios Fan Tokens, que funcionam como uma forma de apoio ao esporte no país.
As seleções no caso são Portugal, Espanha e Uruguai, todos esses em parceria com a gigante Socios.com, líder no mercado de desenvolvimento de Criptomoedas Utilitárias.
O Brasil até poucos dias antes do início da Copa também tinha seu próprio Fan Token, esse em parceria com a Bitsi. No entanto, a CBF optou por rescindir com a empresa após acusações de golpe e fraude, com a Bitsi não cumprindo com partes importantes do acordo, principalmente voltadas para lucratividade.
A expectativa é que ainda no primeiro semestre de 2023, a CBF volte os esforços a procura de um novo “fornecedor”.
Os favoritos, claramente, são a Socios.com, que no Brasil inclusive, já lidera a lista de times que contam com seus próprios Fan Tokens, inclusive muito bem sucedidos como é o caso de São Paulo, Flamengo e Atlético Mineiro.