É possível viver da plantação de cogumelo
23/03/2015
12:44 PM
/
Ruana Britto e Raphael Pozzi
/
Atualizado em 23/03/2015 3:03 pm
O cultivo de cogumelos pode ser um novo desafio para empreendedores. Afinal, quem nunca escutou que para abrir um negócio é preciso ousadia? Para comprovar, a Folha Metropolitana ouviu especialistas e descobriu que a plantação do alimento dá muito lucro.
Segundo a Associação Nacional de Produtores de Cogumelos, hoje existem mais de 300 produtores em todo o País.
A cidade de Mogi das Cruzes, na Região Metropolitana de São Paulo, é uma das maiores cultivadoras do alimento. São, em média, cinco mil toneladas do produto por ano, segundo a Secretaria de Agricultura Municipal. Eduardo Urakami é um dos diversos produtores da cidade. Ele contou que é possível viver da plantação de cogumelos.
“Eles precisam ser produzidos em regiões frias e com alta umidade relativa do ar, tem que ter planejamento.” A professora do Instituto de Biociências da Unesp, Dejanira de Ângelis, complementou que o conhecimento é essencial para o sucesso nas vendas.
Já o empreendedor José Acácio não vive só da produção do alimento. Mesmo assim, criou um kit para ajudar novos cultivadores a plantar em casa. “Basta regar duas vezes por dia para, na primeira ou segunda semana, os cogumelos crescerem”, afirmou.
De acordo com a Ceagesp, em janeiro deste ano as vendas do alimento superaram em 42% a média do mesmo período de 2012. O atacadista vende aproximadamente 8% de toda produção nacional de cogumelos.
Cogumelos – Comida está caindo no hábito alimentar dos brasileiros (Foto: Divulgação)
Conheça todas as riquezas nutricionais do cogumelo
Os valores nutritivos tornam o cogumelo a “carne vegetal”. Ele é rico em sais minerais, proteínas, vitaminas, cálcio e fibras.
Se formos fazer um comparativo nutricional, o cogumelo champignon, um dos mais consumidos pelos brasileiros, tem 28% em proteínas contra 20% encontrado em 100 gramas de carne magra.
A troca da carne pelo cogumelo é comum entre vegetarianos. Entretanto, a nutricionista Elaine Farias alertou sobre os perigos da modificação. “Quem optar por consumir cogumelo e excluir a carne, deve ingerir suplemento de vitamina B12 e ferro”, disse.