Mostra “Vidas Refugiadas” é exposta no Adamastor
05/07/2017
10:15 AM
/
Da Redação
/
Atualizado em 05/07/2017 10:15 am
A Prefeitura de Guarulhos, por meio da Secretaria de Assuntos Difusos e da Subsecretaria da Igualdade Racial, trouxe à cidade a exposição “Vidas Refugiadas”, acervo contendo 22 imagens do fotógrafo Victor Moriyama, focado no cotidiano de oito mulheres refugiadas no Brasil. A mostra faz alusão ao Dia Internacional do Refugiado, celebrado em 20 de junho. A exposição, que tem como curadora do projeto Gabriela Cunha Ferraz, ficará aberta até o dia 30 de julho, com entrada franca.
“O tema do refúgio tem hoje grande significado, principalmente após a guerra na Síria. Diariamente, em todos os cantos do mundo existem pessoas sofrendo muito e sendo obrigadas a abandonar suas casas para salvar as próprias vidas. Esta dura realidade nos conduziu a dramática crise humanitária, com o maior número de deslocamentos da história”, afirmou Anderson da Silva Guimarães, subsecretário da Igualdade Racial. Somente no ano passado Guarulhos atendeu 345 solicitantes de refúgio de diversas nacionalidades.
A exposição revela as necessidades, os dilemas e as conquistas das mulheres retratadas, permitindo ao público refletir sobre a integração das refugiadas ao dia a dia no Brasil, revelando as dificuldades e os problemas enfrentados por essas pessoas e, ao mesmo tempo, as superações, as conquistas, os valores e os esforços para a edificação de uma nova vida.
Números alarmantes
Segundo o relatório “Tendências Globais”, divulgado em 20 de junho pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR), ao final de 2016 havia cerca de 65 milhões de pessoas forçadas a deixar seus locais de origem por diferentes tipos de conflitos e questões ambientais. O Brasil registrou o número de 268,5 mil imigrantes internacionais, conforme o Censo 2010. De acordo com Comitê Nacional para os Refugiados (Conare), os números em 2016 são de aproximadamente 9.700 refugiados, de 79 nacionalidades distintas.
Exposição fotográfica ‘Vidas Refugiadas’
Abertura: 27 de junho, terça-feira, às 9h. Debate: das 10h às 12h. Local: Adamastor Centro. Endereço: Av. Monteiro Lobato, 734 – Macedo – Guarulhos.