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Telefonia e Internet lideram ranking de reclamações locais


19/06/2017
9:44 AM
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Eurico Cruz
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Atualizado em 20/06/2017 10:09 am

As empresas de telefonia e internet são as grandes campeãs no ranking de reclamações feitas à Coordenadoria de Proteção e Defesa do Consumidor de Guarulhos em 2016. Entre os 10 primeiros colocados, quatro são de grupos de empresas do setor.

O conjunto empresarial formado por Claro, Net e Embratel ocupa o indesejável primeiro lugar, seguido pelo grupo Telefônica, Vivo e GVT. As empresas OI e TIM estão, respectivamente, na nona e a décima colocação. De acordo com a Coordenadoria, o principal problema apontado é a cobrança irregular de mensalidade, diferente do ofertado, e a retirada de canais do pacote contratado sem o devido aviso.

A “medalha de bronze” ficou com a EDP Bandeirante, por cobrar valores irregulares de serviços e seguros diretamente na conta elétrica do consumidor. A quarta colocada é a rede de lojas Casas Bahia, também responsável pela rede Ponto Frio e Extra.com.

Os bancos contam com três representantes, dos quais o Bradesco ocupa a quinta posição, seguido pelo Itaú, em sexto. A Caixa Econômica é a 10ª colocada. Dentre os órgãos públicos municipais, o Saae é o único que aparece no ranking, na sétima colocação.

Denúncia – Cobranças irregulares e retirada de canais são constantes (Foto: Lucas Dantas)

Multa pode chegar a R$ 8 milhões

A Coordenadoria informou que caso seja constatada a irregularidade, a Pasta abre um processo administrativo e solicita a manifestação da empresa em um prazo de até 10 dias. Se a reclamação é atendida o processo é encerrado; caso contrário, é feita uma audiência de conciliação. Se nada for resolvido o procedimento é encaminhado à fiscalização e pode resultar em uma multa que varia de R$ 500 a R$ 8 milhões.

Só em 2016 foram registrados mais de 100 mil atendimentos na Coordenadoria. Uma média de 500 denúncias por dia se levarmos em consideração que o órgão não atende ao finais de semana.


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