Aumento de consumo eleva rodízio em até 4 horas
21/09/2017
9:55 AM
/
Eurico Cruz
/
Atualizado em 22/09/2017 9:57 am
O aumento do consumo de água entre 10% e 15% por conta de altas temperaturas e da falta de umidade do ar, segundo informações do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), tem resultado na elevação do período de rodízio entre duas e quatro horas a mais. De acordo com a autarquia municipal, esta elevação faz com que os registros que eram fechados às 16h tenham a distribuição interrompida por volta das 14h ou até as 12h devido ao consumo alto.
No início deste ano, a Prefeitura firmou um acordo com a Sabesp para receber mais 700 mil litros de água por segundo, o que resultou no repasse absoluto de 3,7 mil litros por segundo e permitiu que 70% da população recebesse água todos os dias nas torneiras. Na época da crise hídrica, o abastecimento ocorria um dia sim e outro não.
Impacto – A combinação de falta de chuva e altas temperaturas tem impactado sobre a população, que tem sofrido mais com a falta d’água. “No domingo, quando passou um pouco do meio-dia, a água acabou”, disse Severino Henrique, morador do Parque Continental.
A região de Henrique ainda é abastecida pelos 13% de produção própria de água da cidade, das estações de tratamento de água (ETAs) Cabuçu e Tanque Grande, que são responsáveis, respectivamente, por 7,3% e 2,45%. Outros 28 poços artesianos completam o índice com 3,25%. Os outros 87% são adquiridos da Sabesp pela compra de água no atacado.
Dúvida difícil – Morador de rua de terra tem de escolher entre economizar água ou combater poeira (Foto: Lucas Dantas)
Sistema opera em capacidade máxima
Para que o abastecimento acontecesse de forma integral a 100% da população todos os dias, o que significaria o fim do rodízio, é necessário que Guarulhos receba aproximadamente 1 mil litros a mais de água por segundo.
A autarquia, porém, disse que já opera na capacidade máxima de distribuição e acusa a gestão anterior pela falta de estrutura para o abastecimento dos munícipes. “Devido à falta de investimentos na expansão da rede de armazenamento e distribuição nos últimos 16 anos, a autarquia ainda não tem capacidade de abastecer o município inteiro”, disse em nota.
Algumas obras estão em andamento, como a que ocorre na ETA do Cabuçu, iniciada na terça-feira, 19, com intuito de aumentar a vazão da água. A obra causa interferência no abastecimento de 25 bairros e deve ser concluída no dia 27.
Dicas de economia de água
- Tome banhos mais curtos;
- Deixe a torneira fechada enquanto escova os dentes ou faz a barba;
- Evite lavar o carro. Se não for possível, não use a mangueira, prefira um balde com água;
- Lave a calçada ou o quintal somente se muito necessário e lembre-se de usar uma vassoura e um balde com água, não a mangueira;
- Dê preferência para lavar a roupa e a louça em outro dia ou use as máquinas de lavar roupa e de lavar louça apenas quando elas estiverem na capacidade máxima;
- Antes de lavar a louça, retire o excesso de comida com a esponja; deixe a torneira fechada ao ensaboar.