Connect with us

Destaque Opinião

Opinião

Destaque Opinião



notíciasDestaque Opinião


Conectado – 21/02/2017


21/02/2017
9:39 AM
/
Ernesto Zanon
/
Atualizado em 21/02/2017 9:39 am

Obra de ficção

Qual trabalhador brasileiro não gostaria de receber um aumento salarial mais de três vezes superior à inflação? Provavelmente todos. Mas imaginar que isso é possível em um momento de grave crise econômica e desemprego em alta só pode ser obra de ficção. E não é que o Sindicato dos Servidores aprovou – na última sexta-feira – 20% como índice a ser defendido na campanha salarial deste ano? Em tempos de Prefeitura quebrada, um pouco de bom senso seria de bom tamanho.

 

Perna curta

Os estudos sobre saneamento básico divulgados pelo Instituto Trata Brasil trazem números interessantes. Em relação a Guarulhos, que figura como a 94ª cidade em tratamento de esgoto entre os 100 maiores municípios brasileiros, um dado chama demais a atenção. Segundo a organização, em 2011 a cidade tratava 29,01% do esgoto. Mas em 2015, o índice caiu mais de 25% indo para 3,82%. O Saae informa que são apenas 2,95% que chegam às três Estações de Tratamento, porque a cidade não conta com rede coletora. Fica evidente que os dados de seis anos atrás foram maquiados pela administração anterior, visando as eleições de 2012. Mas como mentira tem perna curta, a verdade veio à tona.

 

Alto Tietê

Conforme esta coluna antecipou no último dia 2, o ex-diretor da Secretaria Municipal de Educação, Fernando Sapum, segundo suplente do PT na Câmara Municipal, deixou o partido nesta segunda-feira. Junto com outro graduado ex-petista, que também abandonou a legenda recentemente, trilha o mesmo caminho para formar um grupo forte, que tem como base o Alto Tietê.

 

Patos n’água

O cancelamento do desfile de um bloco carnavalesco que sairia no Lago da Vila Galvão gerou insatisfação a muitos foliões. A Secretaria de Desenvolvimento Urbano, responsável pelo licenciamento de vendas por ambulantes, proibiu a realização da feira que ocorreria paralela ao evento. Os organizadores iriam usar o espaço público para instalar barracas sem a devida autorização, o que contrariava os interesses dos vendedores licenciados já instalados ali. Quem estava acostumado com a velha mania de que sempre há um jeitinho para tudo deu com os patos n´água.

 

Perigo no ar

Neste final de semana, áudios que circularam em redes sociais mostraram conversas entre a torre de comando do Aeroporto Internacional de Guarulhos e pilotos da aviação comercial. São vários diálogos de instrução sobre a presença de balões na rota das aeronaves, indicando até mudanças de posições para evitar possíveis choques. Um graduado observador alerta sobre o grave risco de uma tragédia que paira sobre Guarulhos, principalmente numa nublada manhã de domingo, principal dia de atuação dos baloeiros (que podem sim ser chamados de criminosos).

 

Ernesto Zanon é jornalista

Contato: [email protected]


Continue Reading
To Top