Guarulhense vai cursar medicina na Rússia
23/02/2017
10:19 AM
/
Da Redação
/
Atualizado em 23/02/2017 10:19 am
A guarulhense Amanda Almeida Ramos, 17, embarcou no fim de semana, juntamente com outros 39 alunos, para a Rússia. Ela vai cursar medicina na Universidade Médica Estatal de Kursk. A instituição é uma das mais reconhecidas na Europa e atrai estudantes de todo o mundo. Cerca de 80% dos alunos passam de primeira no revalida, prova que atesta a aptidão dos profissionais para exercício da profissão no retorno ao Brasil.
Amanda, que ingressa em seu primeiro curso universitário, está certa de sua escolha. “Há três anos comecei a me interessar por biologia. Minha irmã estava cursando medicina na Rússia e sempre me contava sobre a experiência. Fui me apaixonando cada vez mais pelo corpo humano e resolvi fazer o curso”, afirmou.
Por já ter alguém da família em Kursk, cursando a mesma universidade, a jovem nem cogitou outro país e suas expectativas são as melhores. “Por enquanto só tenho um pouco de insegurança, mas espero que o período lá me faça crescer e amadurecer. Quero me adaptar logo”, disse.
Para a guarulhense, o idioma não será uma barreira. O curso é ministrado em inglês durante os seis anos e ela terá tempo de sobra para aprender o russo. Embora ainda não saiba falar muita coisa, terá aulas durante a graduação. “Pretendo estudar muito. Sei que vou estar sozinha e será um pouco difícil, mas quero focar totalmente no curso”, conta.
O governo local subsidia os alunos estrangeiros. Cursar um semestre custa aproximadamente 3,1 mil dólares, incluindo hospedagem e seguro médico.