Revivendo um clássico da música e da cultura brasileira do final dos anos 60, o maestro João Carlos Martins, irá lançar sua versão da música País Tropical, de Jorge Ben Jor, em formato de NFT.
Projeto feito em parceria com a plataforma de soluções web3 e NFTs, Simple, a música será “lançada” em uma versão orquestrada, da qual será inédita, já que é o primeiro trabalho de João Carlos Martins a ser transformado em um token não fungível (NFT).
De acordo com a Simple, em anúncio oficial do projeto, essa iniciativa além de trazer todo o sentimento de cultura e paixão do brasileiro tanto quanto pelas novas tecnologias, quanto para os clássicos, visa atrair para o universo de ativo digitais novos investidores, que ainda não entendem muito do assunto mas vêem na música, uma forma de se introduzir no mercado e quem sabe passarem a se tornar colecionadores enquanto fãs de música.
Em entrevista à revista ‘Época’, o maestro afirmou que as NFTs são a nova moda, se dizendo orgulhoso de participar de todo um caminho de inovações desde os anos 70.
“A primeira gravação digital realizada na história foi em Los Angeles, em 1978, e fui eu que a realizei. Logo em seguida já vieram os CDs. Depois, as plataformas foram se atualizando e hoje o futuro, realmente, é o NFT”, afirmou João Carlos Martins.
Preço e onde adquirir o NFT
Os NFTs foram lançados em forma de 3 edições, que dividiram entre raridade, escassez e preço.
O mais básico se trata do Music Edition, que abrange apenas o NFT, que por si só se trata do arquivo digital original onde está a gravação em primeira mão da música. Desse, 2 mil unidades foram disponibilizadas, com cada uma delas custando 15 dólares (75 reais).
Em seguida na escala de raridade e preço, está o Experience Edition, que além do NFT comum, traz uma gravação em vinil de País Tropical, autografada a mão pelo próprio maestro João Carlos Martins. Do Experience Edition, serão 300 unidades distribuídas para vendas, essa custando 150 dólares, ou seja, 750 reais.
Por fim, está a Private Edition, que engloba as duas versões anteriores, com o NFT e o disco de vinil, só que com o fator Premium de adicionar as vantagens um par de ingressos para um show exclusivo de João Martins, em São Paulo, ainda neste ano. Sendo a mais valiosa, a Private Edition conta com apenas 75 unidades, custando 500 dólares, mais de 1500 reais.
De acordo com os desenvolvedores do projeto, uma porcentagem do total do lucro das vendas será revertido em bolsas de estudos de música para comunidades carentes ao redor de todo o Brasil.
Os NFTs estão disponíveis no site oficial da Simple, e com a novidade e inclusão de não liberar apenas pagamento em Criptomoedas, disponibilizando a opção de cartão de crédito ou até mesmo Pix.
Também em entrevista à revista Época, o co-fundador da Simple, Guilherme Inaimo, revelou que existem ainda mais projetos pela frente envolvendo NFTs, dessa vez, trazendo o mercado esportivo.
“Nós devemos lançar até o final do ano mais dois ativos digitais em NFTs, em outras áreas. No esporte, com o skatista Sandro Dias, e nas artes com o artista visual Eduardo Srur”, contou Guilherme.