Connect with us

Destaque Nacional

Nacional

Destaque Nacional



notíciasDestaque Nacional


Planejamento otimiza tempo de quem trabalha e estuda


25/02/2015
3:59 PM
/
Deisy de Assis
/
Atualizado em 25/02/2015 5:05 pm

Ter que conciliar o trabalho com os estudos é uma tarefa considerada difícil, mas que integra a rotina de milhares de alunos que sonham com a formação superior nas grandes cidades. Para driblar esse desafio, a dica é planejamento.

De acordo com o professor Luis Ricardo Arruda, coordenador geral do curso Anglo, é necessário que o aluno liste todo o conteúdo a ser estudado e se organize para se dedicar a ele nas horas livres do trabalho. “É preciso ter claro que não há como acontecer milagre. A única forma de se preparar é alterando a rotina”, afirmou Arruda.

O alerta do professor é de que isso significa ter que abdicar de horas do fim de semana. “Entre sábado e domingo, dependendo do curso escolhido, o aluno deve destinar pelo menos 14 horas”, disse. Ao se referir ao planejamento, Arruda destacou disciplina, concentração e apoio familiar como fundamentais para o sucesso da tarefa.

Estudante do segundo ano de Engenharia de Produção, Lucas Lucatelli conta que o planejamento já faz parte da sua rotina. “Entro mais cedo no trabalho para conseguir 30 minutos livres todos os dias antes das aulas. No sábado, estudo mais três horas e, no domingo, pelo menos quatro.”

Lucatelli, que em época de prova usa o fim de semana exclusivamente aos estudos, considera que ainda assim o tempo não tem sido suficiente. Por isso, adiantou o plano de comprar um carro com objetivo de diminuir o tempo de percurso até a faculdade e aumentar as horas em companhia dos livros.

Concentração – Traçar rotina e manter o foco são dicas fundamentais (Foto: Silvio Cesar)

Cronograma também se aplica quando sobra tempo

Aos que dispõem de tempo integral para os estudos a organização também é indispensável. “Se o aluno tem tempo e o desperdiça, vai ter prejuízo e se atrasar”, alertou Arruda.

O estudante Maurício Arnaldo Andrade, que atualmente cursa Direito, separava todo o tempo da semana após as aulas do Ensino Médio para fixar o conteúdo aplicado. “Ingressei no técnico e passei a estudar para os dois cursos. Então, depois um dia inteiro de aulas, separava uma hora à noite para reler todas as anotações. Nos fins de semana eram longas as tardes estudando”, afirmou.

Como Andrade não trabalhava, apesar da quantidade de material a ser estudado, ocorria de sobrar tempo. “Eu apenas me concentrava em fazer tudo o que tinha pendente, com foco na tarefa”, disse ele, considerando que, do contrário, poderia atrasar os trabalhos e leituras.

Fuja das armadilhas

Segundo o professor Arruda há vilões para quem precisa se dedicar aos estudos, especialmente quando estão em casa. “Redes sociais, páginas na internet, televisão e até mesmo a cozinha podem tirar o foco.” Andrade concorda ao comentar que a sensação de tédio conduz a distração. “São armadilhas a serem evitadas no momento de estudo, que por si só exige concentração e total dedicação”.



Continue Reading
To Top