Ponto de Vista – Quaresma e as 300 mil assinaturas
19/03/2015
12:08 PM
/
Antonio Carlos Frizzo
/
Atualizado em 19/03/2015 12:08 pm
Se depender das “estucadas” do papa Francisco, não há como a igreja ficar de fora dos grandes desafios sociais que rondam a humanidade. Seu relativismo às “pompas” negando ser tratado como um príncipe medieval, suas frases de efeitos, seu simples estilo de vida justificados por sua carta pastoral intitulada “Alegria do Evangelho” – uma espécie de ideário do papa argentino – acenam o desejo de quem quer ver seus seguidores comungando as alegrias e tristezas do mundo contemporâneo.
Inspirados nos ensinamentos de Francisco, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) organiza a 52ª Campanha da Fraternidade, e tem como meta estimular os cristãos para atuarem nas diferentes esferas da vida social e política do país. Destaca que a política é a melhor maneira de fazer caridade e, até o próximo dia 5 de abril, domingo de páscoa, dia em que termina a Campanha, um mutirão deve acontecer nas comunidades católicas para recolher assinaturas para o Projeto de Lei de Inciativa Popular propondo Reforma Política e Eleições Limpas.
Uma coalizão de entidades formada pela OAB, MCCE, Plataforma dos Movimentos Sociais pela Reforma do Sistema Político e mais 98 entidades, representando diferentes setores da sociedade civil, buscam superar a arrecadação de mais de 1,5 milhão de assinaturas.
Com base no projeto de Lei 9840/99, conhecido como “projeto Ficha Limpa” que pune a compra de votos e impede a candidatura de pessoas condenadas em segunda instância, as entidades esperam atingir nos próximos dias a arrecadação de 300 mil assinaturas, e alcançar o número de assinaturas exigidas para propor ao Congresso Nacional uma lei de iniciativa popular. Os formulários podem ser adquiridos pelo site www.reformapoliticiademocratica.org.br. Em Guarulhos, as listas preenchidas podem ser entregues no Colégio Virgo Potens/Curso de Fé e Política, localizado na Rua Ângelo Vita, 159, Centro. Tal esforço simboliza maturidade e ações positivas em vista do Brasil que queremos.
Antonio Carlos Frizzo é padre em Guarulhos e doutor em teologia.
[email protected]