Soltur deve tirar Lamé da 2ª vice-presidência
26/06/2017
9:58 AM
/
Eurico Cruz
/
Atualizado em 26/06/2017 9:58 am
O presidente da Câmara, Eduardo Soltur (PSD), afirmou que deve usar o “poder da caneta” para retirar o vereador licenciado Lamé (PMDB) da 2ª vice-presidência da Casa de Leis, uma vez que ele deixou o Legislativo para assumir a Secretaria de Assuntos Difusos.
“Existe a figura de um funcionário que trabalha para a 2ª vice-presidência e hoje nós estamos sem o segundo vice. Como a gente justifica?”, argumentou Soltur. A perspectiva é de que os vereadores elejam um novo representante para o cargo após o recesso parlamentar de julho.
Lamé confirmou que não tem interesse em deixar o cargo, mas diversos vereadores se mostraram insatisfeitos com a situação, como Laércio Sandes (DEM), que chegou a dizer que o acontecimento é imoral.
Como não há nenhuma determinação no Regimento Interno do Legislativo para a substituição dos cargos da mesa diretora em caso de ausência, caberá a Soltur decidir se retira ou não Lamé da vice-presidência.
Para tentar evitar a repetição do problema, diversos vereadores decidiram apresentar projeto de resolução para definir que serão considerados automaticamente vagos os cargos de vice-presidentes e secretários da mesa diretora em caso de se assumir função de secretário municipal, secretário adjunto, subsecretário, coordenador municipal, dirigente de autarquias, empresas públicas, empresas de economia mista ou fundações municipais.