Connect with us

Cidades

Cidade



notíciasCidade


Aeroporto completa 30 anos


19/01/2015
12:26 PM
/
Eurico Cruz
/
Atualizado em 21/01/2015 12:07 pm

Previous Image

Next Image

info heading

info content




 

Maior da América Latina, o Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos, na Rodovia Hélio Smidt (Região Cumbica), completa trinta anos nesta terça-feira, 20.

Inaugurado em 20 de janeiro de 1985 pelo governador André Franco Montoro, toda história teve início em 1947, quando se percebeu que o Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, registrou alto movimento e se tornou perceptível que seria necessário mais um local de transporte aéreo para atender a demanda da população.

Durante muito tempo várias discussões ocorreram e diversas áreas foram alvo de debates sobre qual seria aquela a ser cedida para a construção de um novo aeroporto.

A área que abriga a instituição, porém, foi doada em 1940 pela família Guinle ao Ministério da Guerra, atualmente conhecido como Ministério da Defesa, e deveria servir para a Base Aérea de Guarulhos como um aeródromo militar.

Por 27 anos, a gestão ficou por conta do governo, através da Infraero.

Em fevereiro de 2012, o aeroporto passou por um leilão à iniciativa privada e o grande vencedor que ficou com 51% dos direitos administrativos foi o consórcio Invepar ACSA, que ofereceu R$ 16,2 bilhões para se tornar o novo gestor.

O consórcio assumiu o aeroporto em novembro do mesmo ano com o nome de GRU Airport e deu início às obras do terceiro terminal, inaugurado um ano e nove meses depois pela presidente Dilma Rousseff, junto ao governador Geraldo Alckmin e ao prefeito Sebastião Almeida.

Em 2014, o aeroporto registrou 35,9 milhões de passageiros até novembro, número superior aos 32,5 milhões de 2013.

“É impossível negar a importância”, diz presidente 

Foto: Silvio Cesar

Foto: Silvio Cesar

Presidente da GRU Airport, Antônio Miguel Marques considera inegável que o aeroporto trouxe inúmeras conquistas para a cidade, conforme disse em entrevista à Folha Metropolitana.

“Cerca de 60% das pessoas que trabalham aqui são moradores de Guarulhos, o que dá uma dimensão da importância do aeroporto para o desenvolvimento econômico e social da cidade, principalmente em relação a geração de emprego e renda”, ressaltou Marques.

Depois da construção do Terminal 3, que centralizou os voos internacionais e tem capacidade para 12 milhões de passageiros, fato que considera um marco para a cidade, Marques acredita que a aceleração das obras de reforma e modernização dos Terminais 1 e 2 em abril são os passos iniciais que levarão o aeroporto de Guarulhos a se tornar um dos melhores do mundo.

“Também começamos as intervenções no sistema de pistas, preparando o aeroporto para a certificação código “F” e autorização para receber as maiores aeronaves em operação no mundo”, ressaltou.

Mas mesmo com altos investimentos e obras em andamento para melhorar o atendimento aos passageiros, o responsável pela gestão da concessão evita prever resultados para este ano.

“O movimento de passageiros em 2015 vai depender do comportamento da economia. Tivemos um crescimento expressivo nesses dois anos de gestão do aeroporto, que superou a marca de 20%. Seria ótimo mantermos essa média, mas ainda não é possível dar um número concreto”, disse o presidente.

Sobre a relação com os comerciantes e moradores no entorno da região, Miguel acredita que é transparente e importante para a comunidade, e citou que projetos como o “Decolando com Guarulhos”, que identifica e capacita empresas locais para o fornecimento de produtos e serviços para a instituição, é um dos frutos desse relacionamento.

Transporte de cargas é o maior do País 

Pelo menos um terço de toda carga do Brasil passa pelo Terminal do Aeroporto de Guarulhos (Teca GRU). Só em 2013, 343,7 mil toneladas de cargas passaram por Cumbica através do transporte aéreo. A expectativa é que até 2017, esse fluxo aumente em 85%.

A área movimenta produtos de diversos segmentos, entre eles eletrônico, farmacêutico, têxtil, alimentos, peças e acessórios automotivos.

São mais de seis mil clientes cadastros atendidos por 51 empresas, das quais nove são nacionais e 42 internacionais.

A expectativa da instituição também tem como fundamento as obras de mobilidade que darão um acesso ainda mais fácil ao aeroporto, como a Linha 13 – Jade da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos, que será entregue em 2016 e ligará a Estação Engenheiro Goulart até o Aeroporto. Outra obra é o Rodoanel Norte, que terá uma alça de ligação com o aeroporto.

“Com esses dois projetos, um dos principais gargalos do aeroporto será eliminado”, disse o presidente, sobre o intenso trânsito na região.

Aeroporto


Continue Reading
To Top