Durante o torneio de enterradas da NBB (Novo Basquete Brasil), principal liga de basquete do Brasil, disputado em março, a organização tomou uma atitude inovadora para o esporte no Brasil. Os famosos tokens não fungíveis, ou, NFTs, chegaram na competição dando diversos privilégios a aqueles que os conseguiram.
As NFTs do Torneio de Enterradas ‘Penalty’, vieram da parceria da NBB, a LNB (Liga Nacional de Basquete) e a empresa especializada em Blockchains e esportes, Block4.
Os tokens são uma coleção exclusiva de imagens, áudios, cards de jogadores e o modelo 3D da bola do campeonato. Eles foram distribuídos a quem compareceu no evento e os adquiriu.
O CEO da Block4, Thiago Canellas, explicou sobre o movimento e o primeiro investimento na principal liga de basquete do Brasil. O cartola visa a proximidade dos fãs do esporte ao torneio e o jogo em si.
“Essa é a nossa primeira iniciativa com o NBB e temos certeza que teremos várias pela frente. A ideia de associar as experiências física e digital traz uma nova forma de interagir com os fãs do basquete, não apenas no Torneio de Enterradas, mas na liga como um todo. Os itens selecionados são únicos e permitem que os torcedores sejam mais que espectadores e se sintam parte do esporte”, analisou, Canellas.
Apelidados de TiBs, como são chamados todos os tokens não fungiveis procedentes da Blcok4, se tornaram também artigos de luxo já que garantem uma espécie de ingresso/presença garantida, nos próximos 5 jogos das estrelas, organizado pelo NBB entre os melhores atletas do campeonato.
As NFTs no basquete
O projeto TiBs na NBB foi inspirado no que já a algum tempo é uma das maiores plataformas de compra e venda de NFTs do mundo.
O NBA Top Shot, criado em 2021, até hoje movimenta milhões de dólares ao vender tokens não fungíveis únicos de momentos históricos, cards de jogadores e artigos da NBA.
Os valores são regidos pela própria comunidade de oferta e demanda. Tendo peças vendidas na casa dos milhões de reais. A mais cara delas até então é um card de um lance de LeBron James, na final da NBA em 2020, cujo foi vendido por 200 mil dólares, cerca de 1.2 milhões de reais.
A espécie de game P2E (play-to-earn) – como é conhecido esse tipo de ‘trade‘ na comunidade – do Top Shot, movimentou cerca de 210 milhões de dólares no ano passado, ou seja, mais de um bilhão de reais. Em 2022 o movimento baixou devido ao “inverno cripto“, que derrubou as ações de criptomoedas e afetou todo o mercado de NFTs também, que até hoje vem tentando se reerguer.
As expectativas da NBB claro estão bem abaixo desse valor, no entanto, a introdução da web3 no basquete brasileiro aparece como um bom passo ao que já acontece no país em relação ao futebol também, que já conta com os Fan Tokens, febre no âmbito futebolístico mundial.
A NBB retorna no final de julho, após uma temporada 21/22 onde o Franca se sagrou campeão.