Connect with us

Destaque Nacional

Nacional

Destaque Nacional



notíciasDestaque Nacional


Estudantes criam app para doação de sangue


23/02/2015
3:42 PM
/
Raphael Pozzi
/
Atualizado em 24/02/2015 4:28 pm

Alunos do Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper) criaram o Blooder, um aplicativo gratuito que promete facilitar a doação de sangue, unificando pedidos e demais informações dos bancos de sangue disponíveis na Grande São Paulo e no Rio de Janeiro.

Desde 5 de janeiro na Play Store, loja de aplicativos dos sistemas Android, já foram mais de 600 downloads.

“Pretendemos aumentar essa oferta. Dois alunos ajudaram na criação, mas hoje já temos sete trabalhando conosco” diz André Beda, um dos criadores do programa. “No primeiro pedido de doação de um jovem, cujo pai tem leucemia, vi a movimentação dos usuários para doar e percebi que o trabalho já tinha valido a pena”.

No Brasil, atualmente,  1,9% da população tem o hábito de doar sangue, segundo o Ministério da Saúde. Isso corresponde a aproximadamente 4 milhões de pessoas. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que para um país ter autossuficiência este número seja próximo dos 3%. Isso significa que 6,2 milhões de pessoas deveriam ter esse hábito.

A Fundação Pró-Sangue, instituição pública ligada à SES, mantém um “placar” eletrônico no site (https://www.prosangue.sp.gov.br/), onde informa seu estoque de sangue diário. No dia da realização desta reportagem os estoques de sangue O+, O- e A- eram críticos. Para efeito de comparação a quantidade de bolsas de O- ideal é 65 e o estado é considerado grave quando este número é menor do que 44 bolsas/dia.

Eficiência - Estudantes criaram o aplicativo para unificar dados dos bancos de sangue da Grande SP e Rio (Foto: Divulgação)

Eficiência – Estudantes criaram o aplicativo para unificar dados dos bancos de sangue da Grande SP e Rio (Foto: Divulgação)

Como usar o Blooder

Ao fazer o download, o usuário deve preencher um cadastro com seu perfil no Facebook. Depois, o aplicativo lhe direciona para uma tela com dois botões: “Receber” e “Doar”. No primeiro, o usuário pode pedir uma doação para si ou para um terceiro. No segundo, há a localização dos bancos de sangue mais próximos do utilizador. Ao selecionar um, o doador tem acesso às informações dos pacientes que necessitam de sangue nesta localização. O aplicativo está disponível para os sistemas Android e IOS.

Podem doar pessoas com boas condições de saúde, com peso mínimo de 50 quilos e com idade entre 18 e 69 anos.



Continue Reading
To Top