Connect with us

Destaque Economia

Economia

Destaque Economia



notíciasDestaque Economia


Alimentos ficam até 75% mais caros, aponta Estado


20/02/2015
2:24 PM
/
Deisy de Assis
/
Atualizado em 24/02/2015 4:28 pm

A alta nos preços de alguns itens típicos da mesa brasileira atinge a casa dos 75% no Estado de São Paulo, de acordo com o Instituto de Economia Agrícola (IEA/Apta), órgão vinculado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado. Os maiores índices foram observados nos valores de venda das batatas e tomates. Entretanto, em feiras livres da cidade, comerciantes afirmaram que o aumento ultrapassa as estatísticas e chega a 100%.

O feirante Alexandre Peres lamentou o encarecimento. “As vendas caíram e, por isso, só repassei 50% ao freguês”, disse Peres, que tinha batatas como produto principal em sua banca na quinta-feira, 19, na feira da Avenida Salgado Filho, no Centro (Região Centro).

Mas o preço do tomate chamou mais a atenção dos consumidores. “Estou horrorizada com o valor. Vou pesquisar em todas as bancas e então decidir se comprarei menos tomates do que o habitual, ou se nem os levarei esta semana”, comentou a dona de casa Francisca Maria da Silva Pereira, durante as compras na feira da Rua Cachoeira, no Picanço (Região Vila Galvão).

Para o feirante Marcelo Pires a queixa da cliente é compreensível. “Com meu fornecedor o aumento foi de aproximadamente 80% no preço do tomate. Mas o chuchu e a vagem subiram cerca de 100%. As pessoas estão deixando de levar”, disse.

O IEA informou que em janeiro, entre os destaques no cenário de alta, também estão grãos, laranja, cana e carne suína. Em contrapartida, banana, ovos, soja e café estão mais baratos. O índice quadrissemanal registrou alta de 1,10% em janeiro de 2015.

Sem título

Feira livre - Consumidores constatam alta e moderam nas compras (Foto: Lucas Dantas)

Feira livre – Consumidores constatam alta e moderam nas compras (Foto: Lucas Dantas)



Continue Reading
To Top