Alexandre Dreyfus, o CEO da Socios, uma das maiores plataformas de tokens esportivos, deu uma entrevista para o site Decrypt na última Web Summit em Londres. O evento é a maior conferência em tecnologia da Europa e aconteceu dos dias 1 até 4 de novembro. Durante a conversa, Dreyfus falou sobre a Copa do Mundo 2022, o potencial dos fan tokens e a parceria da empresa com o time espanhol FC Barcelona.
Fan Tokens > NFTs
Tanto os NFTs quanto os Fan Tokens são tecnologias relacionadas a Web3 e ao conceito de blockchain. A principal diferença entre eles é a fungibilidade. Todo Fan Token tem um valor definido. Por exemplo, um token do flamengo, o $MENGO, tem o mesmo valor em todas as carteiras digitais. Já os NFTs são tokens não fungíveis, com cada um podendo ter um valor único.
A plataforma da Socios trabalha justamente com Fan Tokens. Fundada em 2018 em Malta, a plataforma busca criar uma forma dos fãs interagirem com o público. Os Fan Tokens permitem que os fãs acessem conteúdos exclusivos, como treinamentos, além de poderem participar de votações envolvendo decisões para o time. A Socios já tem parcerias com mais de 130 entidades esportivas, incluindo times brasileiros como Flamengo, Corinthians e Atlético-MG.
Dreyfus explicou ao Decrypt que a empresa não quis embarcar na onda dos NFTs, que tiveram um grande hype nos últimos anos, porque eles estavam defendendo o produto deles. “Nós pensamos que os fan tokens são um produto muito mais útil e possível de ser expandido de uma perspectiva da Web3 para a indústria dos esportes do que os NFTs como os conhecemos hoje”, afirmou o CEO.
Em uma palestra durante o evento, Dreyfus ainda comentou que os fãs esportivos deixaram de ser apenas as pessoas que estão no estádio, já que a experiência se tornou muito mais multifacetada e digital. Para ele, a principal razão dos fan tokens existirem é dar uma oportunidade aos fãs que não estão no estádio uma forma de participar e interagir com o time.
Parceria da Socios com o Barcelona
Em agosto deste ano, a Socios assinou um acordo de $100 milhões com o Barcelona e se tornou parceira oficial do Barça Studios, braço de criação de conteúdo digital do time, auxiliando o time a desenvolver novas formas de utilizar as tecnologias da Web3.
“Aquele acordo foi consequência de uma relação de dois anos e meio já que nós assinamos nosso primeiro contrato com o Barça em fevereiro de 2020”, afirmou Dreyfus, completando que o time estava procurando um parceiro para investir e também co-liderar a iniciativa deles na Web3.
O CEO ainda disse que não deve ser lançada nenhuma novidade este ano e que eles provavelmente vão começar a lançar novas utilidades depois da Copa do Mundo. Dreyfus explicou que o objetivo é dar mais aos donos dos fan tokens, conectar os jogadores, além de experimentar com ferramentas como os NFTs e o metaverso.
Copa do Mundo 2022
Falando rapidamente da Copa do Mundo de 2022 que será realizada no Qatar este ano, Dreyfus se mostrou empolgado com a oportunidade de unir fãs esportivos de todo o mundo, além de acreditar que é uma ótima oportunidade para a marca da Socios ganhar mais visibilidade.
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