Um dos principais mercados que entram em jogo quando o assunto é NFT e esportes, a NBA novamente entra em um projeto de tokens não fungíveis. Dessa vez a principal organização de basquete do planeta, apostou em um estilo de produção e design da coleção inovador.
Chamada de The Association NFT, trará uma espécie de design dinâmico, que mudará ao longo da temporada da NBA.
Ou seja, a aparência dos NFTs irá mudar de acordo com o desempenho dos atletas durante sua participação na liga.
Sendo assim, caso um determinado jogador se destaque no jogo, o que o possui como ativo passa a ter uma peça muito mais valiosa do que tinha.
A aposta vai muito além dos tokens de esporte comuns do mercado, que quase sempre mantém o paradigma de imagens fixas, cards ou até gifs que sempre se mantêm os mesmos, tendo assim a expectativa de arrecadação parecida de seu parceiro de tokens de basquete, o NBA Top Shot, que também revolucionou o mercado em sua época.
Esse novo sistema do The Association deve tornar o mercado de compra e venda das NFTs mais maleável, já que além da beleza envolvida em se ter uma peça em “evolução”, algum usuário pode se aproveitar do “hype” de seu jogador para lucrar com seu NFT.
Lançado na mesma época da disputa dos playoffs, foram liberadas 18 mil peças referentes a cada jogador que estava disputando as eliminatórias, sendo 75 para cada um dos 240 atletas.
Parte desses 18 mil, foram destinados aos principais compradores de times específicos de outra plataforma de NFTs, a NBA Top Shot, empresa consolidada no ramo.
A parceria se dá por conta do acordo que já a algum tempo perdura entre a associação e Blockchain do fantasy game de basquete.
Novos NFTs da NBA estarão presentes em rede de Ethereum
Assim como a grande maioria dos gigantes das NFTs, a coleção The Association serão sediados em uma rede de ETH (Ethereum).
Assim como já é no Top Shot, é visível que a NBA está direcionando os fãs aos recursos da criptomoeda para manter um tipo de vínculo em carteiras digitais, para firmar ainda mais a parceria com a liga.
A presença em uma rede Blockchain famosa atrelada ao conteúdo dos NFTs que é inovador e mais focado nas estatísticas do que na estética, a nova coleção da NBA vem se tornando promissora no mercado a cada dia que passa e já se aguarda por um “boom” com o início da temporada 23/23 da competição.
Isso só mostra o crescimento da minha de NFTs de fato utilitários, algo parecidos com os Fan Tokens, já que além do valor estético e de escassez, os produtos oferecem experiências e detalhes além, que permitem uma atribuição de valor muito mais do que monetária.
A NBA já está tomada de patrocínios da Web3, com a entrada de mais um projeto do time, abre-se o caminho para outras Blockchains e markets de cripto de juntem a iniciativa, que apesar de encontrar um mercado em baixa, segue investindo forte no futuro.