A maior Memecoin do mercado, a Dogecoin, apesar de não ser das Criptomoedas mais lucrativas, é uma das mais relevantes e populares da web3. Mesmo que já valendo bem menos que um dólar, assim como todas as Criptos nos últimos tempos a DOGE vem sofrendo com o Inverno Cripto Como a maioria das criptomoedas do mercado.
No entanto, devido a tão esperada fusão do Ethereum, que transformara a segunda maior Criptomoeda do mundo em um sistema PDV, saindo do PoW, a Memecoin declinou 0,69% em um dia e 5,61% em uma semana, um número mais que considerável, que no entanto, não impediu que a DOGE agora fosse a segunda maior Criptomoeda da rede PoW, atrás apenas do Bitcoin.
O sistema PoW basicamente consiste num sistema de prova de trabalho e mineração, que acabou sendo comum no momento inicial do lançamento de Criptomoedas no mundo.
Logo após a DOGE, respectivamente na lista das Criptomoedas vem o USDT (Tether) e o USD (USDC), ambos os ativos considerado stablecoins, que são as Criptomoedas criadas em paralelo ao dólar, contendo um método de validação centralizado pelas empresas que as criaram.
O que faz a Dogecoin ser uma grande Criptomoeda?
Criada em 2013, a ideia da Dogecoin, ou DOGE, saiu da mente dos desenvolvedores Billy Markus e Jackson Palmer, como uma espécie de sátira ao Bitcoin, se aproveitando de um meme de grande sucesso da época, o Doge.
Apesar de ser inicialmente uma piada, rapidamente a Cripto ganhou toda uma comunidade de investidores e admiradores, que já contaram com pessoas famosas dentre eles, sendo o principal Elon Musk, bilionário da indústria tecnológica que já demonstrou apoio à moeda.
Como dito anteriormente, apesar de estar bem atrás no fator lucratividade e rendimento quanto a um ativo digital, mesmo no ponto de vista das Criptomoedas da mesma rede PoW ( Solana, Cardano, XRP e BNB), o DOGE se apoia muito na sua popularidade e por sua expectativa na entrada de um sistema PoS, que seria uma versão mais ambientalmente correta do PoW, o que querendo ou não, chama a atenção no mercado, já que nem o Bitcoin está introduzido em tal tecnologia.
Tudo isso gera credibilidade, e é justamente o que apontam especialistas ao analisar o DOGE como ativo tão “próximo” do Bitcoin em relação a outros mais rentáveis.
Ainda assim, de acordo com dados da plataforma especializada em analise do mercado de Cripto Ativos, a CoinGecko, o DOGE ainda se mantém no top 10 geral das Criptomoedas mais valiosas do mundo, estando atualmente na 10ª posição, com um total de 7,8 bilhões de dólares em valor total de mercado, ou seja, mais de 40 bilhões de reais.
O líder Bitcoin está disparado na frente, o que prova ainda mais a importância da relevância sobre valor da Dogecoin, já que o BTC atualmente está com um valor de mercado de mais de 370 bilhões de dólares (1,6 trilhões de reais).