O lendário time de basquete estadunidense, Chicago Bulls, anunciou uma nova coleção de NFTs chamada The Aurochs, contando com a colaboração de 23 artistas do universo da Web3. Os itens serão lançados no dia 22 de setembro, às 19 horas, no marketplace Coinbase NFT.
Como o anúncio explica, o time mantém sua logo icônica, um touro vermelho com expressão desafiadora, desde que foi criado em 1966. A logo foi criada pelo designer Dean Wessel, que ganhou ingressos em troca do trabalho.
Para a coleção, o time convidou 23 artistas que trabalham com NFTs para recriar e reimaginar diferentes versões da logo, mas que não vão substituir a versão clássica. Cada um das artes virou um NFT exclusivo, que estarão disponíveis para compra em um leilão no marketplace por apenas 24 horas. O lance inicial para cada token será de 0,2 ETH, ativo digital da rede Ethereum. No momento em que esse texto foi escrito, o valor correspondia a mais de R$1.500.
10 % dos lucros do projeto serão destinados a After School Matters, uma ONG de Chicago que ajuda jovens em situação de vulnerabilidade. O projeto oferece chances para que os jovens participem de programas, após a escola ou durante o verão, que incentivam a desenvolver habilidades artísticas, de comunicação e de liderança. Os artistas envolvidos na coleção escolheram a ONG em uma votação.
Os artistas e o time vão receber 40% cada e a NBA, associação de basquete da qual o Chicago Bulls faz parte, recebe 10% dos lucros.
Artistas responsáveis pela coleção de NFTs
- Maliha Abidi
- Varvara Alay (a arte da capa é da artista)
- Deadfellaz
- Efdot
- Gxng Yxng
- Bobby Hundreds
- IMCMPLX
- Blake Jamieson
- LOGIK
- Alexa Meade
- Mike Fogg
- NoPattern
- PROBCAUSE
- Zoe Rain
- Sabet
- Claire Salvo
- Claire Silver
- Shay the Surrealist
- Sick Pencil
- Michael Salisbury
- Sophie Sturdevant
- Swopes
- Sean Williams
“Como uma criança dos anos noventa, eu cresci assistindo Michael Jordan e Dennis Rodman jogarem (…) Era uma era em que atletas profissionais também estavam se tornando ícones da cultura pop. O time, os jogadores e a era são tão nostálgicos para mim”, afirmou Claire Salvo, uma das artistas convidadas para o projeto.
A artista Zoe Rain afirmou que o que a atraiu para o projeto foi o poder e o impacto da imagem do touro, já que ela afirma ser fã de iconografias simples e impactantes.
Investidas anteriores do time em NFTs
Esta não é a primeira vez que o Chicago Bulls investe em NFTs. Em julho do ano passado, o time lançou sua primeira coleção de tokens não fungíveis, a The Bulls Legacy Collection, homenageando os seis anéis do campeonato mundial que o time recebeu.
Os itens se dividem em três níveis de raridade, variando de preço e de recompensas associadas. Os donos dos tokens podem participar de experiências exclusivas, como o Bull for a day, em que o usuário pode participar de uma partida no estádio dos Bulls, além de ganhar um jantar com uma lenda do time no Calamos Club e assentos vip para um jogo.
Mercado dos NFTs esportivos cresce
Mesmo com uma desaceleração no mercado das criptomoedas, o mercado dos NFTs esportivos continua promissor. Conforme publicado pelo Cripto Fácil, um estudo da empresa Market Decipher revela que o setor dobrou de tamanho de 2022, valendo aproximadamente US$2,6 bilhões atualmente.
Pingback: Saiba mais sobre a Tomorrowland, primeira plataforma de esportes descentralizada | Folha Metropolitana