Pacto por dívida do Saae deve sair em um mês
02/06/2017
9:35 AM
/
Raphael Pozzi
/
Atualizado em 05/06/2017 10:02 am
De acordo com o prefeito Guti (PSB), em um mês, Guarulhos acertará a repactuação da dívida de quase R$ 3 bilhões entre o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) e a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). Ele não explicou se haverá um contrato de concessão para a quitação do débito.
A declaração do prefeito foi realizada na quarta-feira, 31, ao lado do governador Geraldo Alckmin (PSDB), que esteve em Guarulhos para inauguração da Via Parque do Parque Várzeas do Tietê. “Estamos avançando bastante. Ainda não temos o ponto de convergência, porque a Sabesp calcula um montante da dívida e nós calculamos outro valor”, explicou Guti.
Ele aproveitou a fala para criticar a gestão de Sebastião Almeida (PDT), à época filiado ao PT, à frente das negociações. “Há dois anos Guarulhos não pagava seu consumo de água para a Sabesp. Desde janeiro nós retomamos esse pagamento”, afirmou Guti.
O Saae compra 87% da água distribuída em Guarulhos da Sabesp e ainda há rodízio na cidade. O problema entre Sabesp e Saae começou nos anos 1990. Em outubro de 2015, quando a dívida ainda era de R$ 2,07 bilhões, a Folha Metropolitana mostrou que esse valor seria muito próximo ao preço da empresa, o que deveria tornar a concessão desvantajosa. No ano passado, o ex-prefeito Almeida chegou a anunciar que a cidade tentaria pagar a dívida em 30 anos.
Confiante – Prefeito Guti (PSB) acredita em resolução no período (Foto: Lucas Dantas)