Connect with us

Roubo a NFTs na França causa prejuízo milionário; Veja o valor

Economia

Roubo a NFTs na França causa prejuízo milionário; Veja o valor

Já formalizados na economia como itens de alto valor, os Tokens não fungíveis, ou, NFTs, passaram a ser alvos também assim como outras coisas, de criminosos, que montam grandes esquemas quanto a roubos das artes digitais. E foi o que aconteceu na França, no dia 12 de outubro, quando cinco pessoas foram acusadas em terras europeias pelo roubo de uma das coleções mais famosas e valiosas do mundo das NFTs, os Bored Apes.

Apesar de autuados apenas no mês passado, a ação criminosa feita por cinco jovens aconteceu entre o final de 2021 e o início de 2022, quando os mesmos conseguiram o controle ilegal sobre alguns NFTs da coleção BAYC (Bored Ape Yatch Club).

O golpe/crime veio através de um esquema onde os cinco jovens criaram um site no qual se passavam por “representantes oficiais” dos Bored Apes, entrando em contato com usuários que já eram donos de NFTs e os convenciam por meio de uma tecnologia de simulação sofisticada de que poderiam transformar o que eram apenas imagens, em obras animadas que renderia mais valor sobre a peça, claro, por uma bagatela.

No entanto, óbvio que não era isso que acontecia, já que o site na verdade era uma especia de malware focado em obter os códigos de segurança das contas dos detentores dos NFT BAYC, que ao se registrar, davam sem querer todos os dados de sua carteira.

Golpe sobre os NFTs causou grande prejuízo

A demora quanto a descoberta do caso e comprovação do golpe, foi devido ao tempo do qual as vítimas do esquema começaram a aparecer, sendo num período de tempo de pouco mais de um ano.

Ao todo, até o momento cinco vítimas registraram queixa, sendo que uma delas registrou um roubo de incríveis três NFTs, avaliadas em conjunto em cerca de 2,5 milhões de dólares, ou seja, 13,2 milhões de reais.

No geral não se sabe o tamanho do prejuízo que os jovens, nascidos entre 1998 e 2003, causaram, mas estimasse que assim como o caso de uma das vítimas, o “lucro” feito de forma ilegal se manteve na casa das dezenas de milhões.

Os cyber-criminosos foram acusados de golpe em quadrilha organizada, lavagem de dinheiro fraudulenta e associação criminosa, de acordo com o Ministério Público francês.

Golpes como esse cada dia mais perduram sobre a comunidade de tokens não fungíveis, que de um método original e tecnológico de economia, vem se tornando alvo também do avanço tecnológico da criminalidade.

Uma coleção gigante como a BAYC, que conta com compradores famosos como Neymar, LeBron James e Stephen Curry, ser ataque de algo do gênero, é um alerta de que nem os mais sofisticados sistemas e os mais inteligentes usuários, estão impunes dos criminosos virtuais.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

To Top