A estrela da National Basketball League (NBA), principal liga de basquete dos Estados Unidos e uma das mais conhecidas do mundo, Stephen Curry, registrou a marca Curryverse para a criação de um possível metaverso. O jogador do Golden State Warriors apresentou o pedido no dia 26 de outubro.
O pedido de marca registrada com uma sede nos Estados Unidos foi apresentado pela SC30 Inc, empresa do próprio jogador.
Caso o pedido seja aprovado, o jogador tetracampeão da NBA terá direitos exclusivos para “serviços de entretenimento, ou seja, aparições pessoais, virtuais e metaversais”, conforme publicado pelo Cointelegraph. Segundo o documento, o Curryverse também terá serviços de jogos online em mundos virtuais, nos quais o usuário poderá comprar e vender tokens fungíveis e não fungíveis (NFTs) em um marketplace.
Outros serviços que o aplicativo poderá oferecer são a venda de roupas e bens virtuais, dicas de gestão de negócios e serviços de investimento, possibilidade de criar, trocar e vender NFTs e serviços para angariação de fundos.
Detalhes sobre o metaverso ainda não foram divulgados.
Investidas anteriores de Stephen Curry na Web3
Ainda que a criação de um metaverso seja uma jogada inédita para Curry, ele já havia investido no universo da Web3 anteriormente.
No ano passado, o astro comprou um NFT da coleção Bored Ape Yacht Club por US$206.000. A coleção de NFTs desenvolvida pelo Yuga Labs é uma das mais famosas do mundo. Celebridades como o jogador brasileiro Neymar, o apresentador Jimmy Fallon e o rapper Eminem são alguns dos nomes mais conhecidos a adquirirem itens da coleção.
Stephen Curry também já investiu na LinksDAO, uma organização descentralizada autônoma (DAO), com o objetivo de criar a “maior comunidade de golfe do mundo”.
Também em 2021, o jogador se tornou embaixador oficial da corretora de criptomoedas FTX, se juntando a nomes como Tom Brady, Gisele Bündchen e Trevor Lawrence. A FTX explicou que “Curry irá receber uma participação acionária na FTX Trading Limited, e a fundação de Curry, Eat.Learn.Play., fará uma parceria com a FTX em iniciativas de caridade”.
“Estou animado em fazer uma parceria com uma companhia que desmistifica o espaço cripto e elimina o fator de intimidação para usuários de primeira viagem”, afirmou o jogador, conforme publicado pelo Money Times. Em março, o astro estrelou um anúncio da exchange.
Esportes no metaverso
A tecnologia dos metaversos criou novas possibilidades para o universo esportivo, assim como as criptomoedas e os NFTs.
A NBA, por exemplo, lançou a NBA House Digital em parceria com a Budweiser no ano passado, um ambiente virtual com eventos ao vivo, transmissão de jogos e de conteúdos, além de convidados especiais. Durante as interações, os convidados ganhavam NBA coins, que podiam trocar por roupas, acessórios e ingressos. O usuário com mais pontos ao final da experiência ainda ganhou um kit exclusivo.
Outro exemplo do esporte no metaverso é do skatista Tony Hawk, que planeja criar um jogo de skate com NFTs no metaverso em parceria com a The Sandbox. Os jogadores vão poder criar suas próprias rampas, montar desafios de skate e personalizar seus avatares. Os NFTs serão roupas, acessórios e skates, que também possuem funções dentro do jogo, além de serem itens colecionáveis.
Além da The Sandbox, o projeto conta parceria da empresa Autograph.