The National Baseball Hall of Fame vai lançar NFTs em parceria com a empresa de colecionáveis Candy Digital. Os tokens não fungíveis vão se basear em fotos e vídeos de arquivo da Major League Baseball (MLB). Itens do museu se tornarão réplicas virtuais 3D em coleções futuras.
“Compartilhar a célebre história do beisebol com seus fãs apaixonados é a essência da nossa missão e os colecionáveis digitais nos fornecem um jeito inteiramente novo para que nossos fãs aprendam sobre as lendas do jogo e interajam com os artefatos incríveis da nossa coleção”, afirmou Josh Rawitch, presidente do National Baseball Hall of Fame and Museum.
2022 Hall of Fame Icon
A primeira coleção, 2022 Hall of Fame Icon, será lançada no dia 2 de agosto. Os NFTs homenageiam o Hall of Fame e 30 jogadores icônicos que fazem parte dela com vídeos, fotos e cards. Os pacotes se dividem em cinco categorias: core, uncommon, rare, epic e legendary, que variam de preço e raridade. Os fãs podem negociar os tokens entre si em um marketplace online.
De acordo com a Candy Digital, os NFTs serão baseados na Palm, uma blockchain compatível com a Ethereum com baixo gasto de energia.
Quem comparecer aos eventos do Hall of Fame em Cooperstown, New York, ganhará um colecionável digital. Os itens irão contar com os nomes e fotos de jogadores que entraram no hall em 2022, como Gil Hodges, Jim Kaat, Minnie Miñoso, Tony Oliva, Bud Fowler, Buck O’Neil e David Ortiz.
De acordo com Scott Lawin, chefe executivo da Candy Digital, “beisebol tem uma rica e célebre história que cria uma ligação profunda entre o esporte e seus fãs. Celebrar os jogadores que tornaram o beisebol incrível tem sido uma parte chave do nosso foco desde o primeiro dia.”
NFTs da Major League Baseball
Os NFTs esportivos têm sido um dos produtos mais bem sucedidos do mercado cripto e o mundo do beisebol não poderia ficar de fora.
Em maio deste ano, a Major League Baseball, maior liga do esporte do mundo, anunciou uma parceria com a startup francesa Sorare. A ideia é criar o primeiro fantasy game de beisebol para ser lançado ainda no verão deste ano. Os usuários utilizariam cards NFTs de jogadores da liga para criar seus próprios times e participar de competições online. Como estes tokens serão construídos na rede Ethereum, os usuários também podem negociar os ativos digitais entre si.
A Sorare já é muito conhecida por seu jogo de fantasy football no mesmo estilo. O jogo já conta com 1,8 milhão de usuários em 185 países. Em 2021, a plataforma gerou mais de US$325 milhões em vendas. No último mês, a Sorare anunciou que o jogador francês do Paris Saint-Germain, Kylian Mbappé, seria seu embaixador oficial.
Setor de NFTs esportivos se mantém firme no inverno cripto
O mercado das criptomoedas e dos NFTs vem passando por um momento difícil nos últimos meses. No entanto, o setor de NFTs esportivos continua relativamente firme, com mais atletas, ligas e clubes investindo na área. Segundo um estudo do National Research Group (NRG), dos 3.250 fãs de esportes entrevistados, 64% afirmaram estar dispostos a aprender mais sobre a tecnologia NFT e até a adquirir um no futuro.