Uma das lendas do futebol brasileiro, Ronaldinho Gaúcho lançou uma coleção em NFTs. Em parceria com a plataforma Shirtum, o ex-jogador criou os “Dinhos”, tokens não fungíveis. Você pode adquirir os tokens na Shirtum com a criptomoeda $SHI.
Como é a coleção em NFTs de Ronaldinho Gaúcho?
Os tokens da coleção do ex-jogador seguem o modelo PFP, ou, Profile Pictures. Os exemplos mais conhecidos são os tokens Bored Apes. Eles têm um foco no rosto do personagem, com características e um fundo únicos. Mas a proposta dos “Dinhos” é que eles também sejam usados no metaverso da Shirtum. Cada um dá acesso a momentos memoráveis da carreira do ex-jogador.
Apesar do apelo popular do “Bruxo”, a $SHI está desvalorizada, valendo apenas centavos de reais no momento e a coleção não fez muito sucesso. Uma plataforma parceira da Shirtum, a Gate.io, chegou a fazer um “giveaway” de 100 tokens, mas quase 80% das peças continuam no site sem serem compradas.
Tentativas anteriores
Infelizmente, essa não é a primeira vez em que Ronaldinho entra em um mau negócio no universo da Web3. Ele foi garoto-propagando de duas corretoras de criptomoedas e NFTs em 2021 e até foi homenageado em itens e coleções. As empresas se apresentavam como “marketing multinível”, mas foram descobertas como um esquema de pirâmide digital. Inclusive, o ex-jogador se tornou réu em uma ação movida por investidores contra uma das empresas, a 18k Ronaldinho.
Outra polêmica foi quando o ex-pentacampeão pela seleção participou do Atari Token divulgando a moeda virtual ERC-20. A criptomoeda do mercado do entretenimento e dos games teve uma queda vertiginosa de 40% em 30 dias.
No entanto, mesmo com maus resultados prévios, Ronaldinho voltou a divulgar uma coleção de NFTs para seus 20 milhões de seguidores no Twitter. Ele até recebeu uma homenagem da empresa, que lançou um token de Troll do próprio jogador. A arte é uma homenagem a quando a FIFA elegeu o jogador como o melhor do mundo em 2005.
“Estou animado para anunciar que estou oficialmente me juntando Trolltown para me tornar um Troll! Eu realmente, realmente estou ansioso por tudo o que temos por vir. Alguém que comprar minha NFT Lendária nas próximas 24 horas receberá todos os Royalties das vendas, para sempre!”
A coleção do Trolltown está disponível na plataforma OpenSea com 10 mil itens na rede Ethereum.
O mundo dos esportes e os NFTs
Inegavelmente, o mercado das criptomoedas e dos NFTs está desvalorizado nos últimos meses. No entanto, isso parece não impedir que mais atletas e clubes invistam em produtos do universo da Web3. As divulgações dão um enfoque ao fator de interação e de engajamento entre os fãs e o clube, não incentivando que os fãs pensem nas coleções como um tipo de investimento seguro.
O jogador Neymar, por exemplo, adquiriu NFTs na alta e, mesmo “perdendo” milhões de reais, continuou adquirindo novos tokens digitais.
Só nesta semana, dois grandes jogadores anunciaram novas coleções em NFTs. O craque português, Cristiano Ronaldo, e o jogador da seleção brasileira, Richarlison, vão ser tema de tokens.