A Socios, uma das maiores plataformas de criptomoedas do mundo, anunciou que 26 donos do Fan Token do Flamengo, o $MENGO, vão jogar uma partida com ídolos do clube. O jogo no dia 30 de julho, no Estádio da Gávea, celebra os 30 anos da conquista do pentacampeonato brasileiro pelo Rubro-Negro. Os fãs vão entrar em campo com quatro ex-atletas que participaram do time de campeão de 1992
Felipe Ribble, diretor de desenvolvimento de negócios da plataforma, fez o anúncio na sua página do Linkedin, afirmando que essa é a maior ativação da Socios no Brasil até o momento. “Agora, a Socios tem um time de pessoas incrível 100% focado no país e ao longo deste segundo semestre teremos outras ações como esta, além de muitas novidades, sempre com foco em entregar experiências exclusivas para os fan token holders. É só o começo!”, afirmou Ribble.
Em entrevista ao Cointelegraph no final de julho, o diretor já havia comentado sobre a partida. Ele também afirmou que este jogo era o ponto de partida para diversas experiências imersivas que a plataforma realizaria para donos de Fan Tokens esportivos.
A Socios tem Fan Tokens em parceria com diversos times do mundo, incluindo clubes brasileiros. Além do Flamengo, a plataforma criou tokens do Atlético Mineiro, Bahia, Corinthians, Fluminense, Internacional, Palmeiras, São Paulo e Vasco da Gama.
Os tokens destes times permitem que seus usuários participem de votações com decisões do time, como qual música vai tocar durante os treinos e o layout de camisas oficiais.
NFTs do Flamengo
O $MENGO não é a única participação do Flamengo no mundo da Web3. A Tero Labs lançou o projeto Rough Diamonds (Diamantes Brutos), uma coleção exclusiva de NFTs homenageando promessas do futebol brasileiro. Três jogadores do Flamengo foram incluídos: Matheus França, Felipe Lima e Matheus Gonçalves.
O CEO da Tero Labs, Bruno Pessoa, explicou que, por serem raros, os NFTs vão permitir que seus donos tenham uma relação mais próxima com os atletas, tornando-se uma espécie de sócios dos jogadores.
Fan Tokens esportivos
O universo dos esportes tem investido muito nas criptomoedas e nos NFTs nos últimos anos. No Brasil, diversos clubes criaram seus próprios Fan Tokens e vários atletas lançaram seus NFTs. Recentemente, o ex-jogador do Atlético Mineiro, Reinaldo, lançou sua coleção de tokens não fungíveis.
Porém, mesmo sendo uma área lucrativa, Fan Tokens esportivos também têm sofrido com o inverno cripto. Desde seu lançamento, a maioria dos ativos digitais caiu drasticamente de preço. O $MENGO, por exemplo, estava avaliado em $2 quando foi lançado em outubro do ano passado. Em novembro, o token chegou a valer $3,94. No momento desta publicação, o $MENGO estava avaliado em aproximadamente $0,2.
Em entrevista ao Globo Esporte, o professor de finanças do Insper, Ricardo Rocha, explicou que a guerra na Ucrânia tem a ver com essa crise. Segundo Rocha, em momentos de instabilidade econômica, investidores preferem migrar seus recursos para ativos mais sólidos e tradicionais, ao invés de ativos mais voláteis como as criptomoedas de times. “Por isso que o torcedor tem de curtir o negócio de comprar o token. Não fica olhando todo dia, sofre com o jogo que já está bom”, afirmou o professor.